Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu é ocupada por Acampadas(os) e Assentadas(os) do município

Por Jaine G. de Amorin
Fotos: Thiarles França/MST

No dia de ontem (23/04), por volta das sete horas da manhã, cerca de 500 agricultoras(es) acampadas(os) e assentadas(os) ocuparam a prefeitura municipal de Rio bonito do Iguaçu.

Segundo os manifestantes, a ocupação é decorrente do descaso da prefeitura com os acampamentos do município. A pauta de reivindicações é por direitos básicos que são negados pelo poder público municipal, especialmente relacionados à saúde e educação. Segundo Toni Escobar, coordenador da escola Itinerante Herdeiros do Saber e acampado no Acampamento Herdeiros da Terra de I de Maio, várias reuniões foram realizadas com a atual administração, porém os acordos firmados  nunca foram cumpridos.

No início deste ano, a prefeitura iniciou serviços de melhoria das estradas que dão acesso ao acampamento, onde se localiza a Escola Itinerante Herdeiros do Saber, mas não concluiu as obras. As péssimas condições das estradas  impedem que os educadores(as) possam chegar, em dias de chuva, até a escola. Reformas para a escola solicitadas à prefeitura também não foram efetivadas. O descaso com a saúde também é grande, pois não é mais disponibilizado atendimento médico no acampamento, o que dificulta o acesso à saúde para as famílias acampadas. As péssimas condições das estradas também dificultam a locomoção de entrada e saída do acampamento, o que leva a uma demora no atendimento em casos urgentes de saúde.

A prefeitura segue ocupada por prazo indeterminado e as aulas da escola itinerante estão sendo realizadas no local. Escobar ainda comenta sobre a formação pedagógica que os estudantes estão tendo em frente a prefeitura “A escola Herdeiros do Saber participa ativamente da mobilização, pois e a perspectiva e o projeto de escola itinerante  deve estar onde estão as famílias”.

Todas as atividades pedagógicas das turmas, tanto do turno matutino quanto vespertino, estão ocorrendo em frente à prefeitura, juntamente com apresentações e manifestações dos estudantes que erguem faixas pedindo melhorias na educação.

Também no dia de ontem, os manifestantes participaram da seção ordinária na Câmera de Vereadores onde um  projeto de lei de autoria do executivo foi votado e aprovado por unanimidade. O Projeto permite a execução de melhorias das estradas que dão acesso ao futuro Assentamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio.

 

Revisado por Luis C. Costa
Trabalho de Assessoria de Comunicação realizado com apoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *