Movimentos camponeses ocupam espaços da UFFS com o debate da Reforma Agrária

MST e UFFS inauguram a realização da sexta edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA.

Por Jaine Amorin

Nos dias 20 e 21/03, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, realizaram a sexta edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), no campus de Laranjeiras do Sul/PR.

Fotos: Jaine Amorin e Juliana Bavuzo

É necessário que os movimentos sociais camponeses ocupem os espaços nas universidades. Com esse objetivo foi criada as JURA’s, hoje realizadas em todas as regiões do Brasil, debatendo a Reforma Agrária no meio acadêmico e apresentando o que vem sendo construído pelos movimentos do campo.

O professor doutor Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), explica um pouco sobre o objetivo das Jornadas: “É tentar levar para dentro da academia aquilo que os movimentos camponeses, socioterritoriais, como o MST, Via Campesina, e outros, estão fazendo, estão construindo (…). Nessa construção nós temos atividades culturais, nós temos debates sobre os conflitos e disputas territoriais, feiras agroecológicas”.

 

Mançano conta que existem vários projetos sendo desenvolvidos, mas ressalta que muitas questões ainda não foram respondidas. “Temos um conjuntos de demandas de projetos de pesquisa que estão em desenvolvimento, mas ainda temos uma série de questões não respondidas”. Através das questões não respondidas se dá a contrapartida da universidade para os espaços de Reforma Agrária. “Nós também aproximamos os acadêmicos desses territórios, no sentido de que esses acadêmicos possam se interessar pelas pesquisas”, completa.

Com o objetivo de atender as demandas da Região de Fronteira Sul do Brasil, a UFFS é resultado da luta dos movimentos sociais camponeses, junto a sindicatos e demais movimentos, pela interiorização das universidades. Nessa luta destaca-se esse campus, construído dentro de um território de Reforma agrária, sendo único campus de universidade Federal localizado em um assentamento que leva o nome de 8 de Junho, organizado pelo MST.

Programação

Fotos: Jaine Amorin e Juliana Bavuzo

A 6ª JURA iniciou na noite do dia 20/03, com a presença do professor Bernardo Mançano Fernandes, que trabalhou o tema “As territorialidades da Reforma Agrária”. Na manhã do dia 21/03, Mançano deu sequência na sua participação com a plenária “O MST e o Território da Reforma Agrária na Região Centro do Paraná”, que contou com a participação dos membros do MST Jaqueline Baim, Juliana Cristina, Jaine Amorin e Luis Carlos Costa, que explanaram sobre a organicidade do MST a partir dos setores e coletivos organizados na região.

Evento contou com a exposição e comercialização de diversos produtos da reforma agrária, alimentos in natura, processados, panificados e artesanatos.

Também foi marcado pela presença do Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, Movimentos do Pequenos Agricultores – MPA e Indígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *