Com a perspectiva de articular os camponeses e agricultores familiares na construção da Agroecologia, foi criado no ano de 2010 o Núcleo Luta Camponesa de Agroecologia, ligado à Rede Ecovida. Para a participação no núcleo, as famílias se organizam em grupos, formados de acordo com a proximidade ou por afinidade, o qual serve como um espaço permanente de construção da Agroecologia em todas as suas dimensões.

Entre as atividades promovidas pelo núcleo está a certificação participativa da produção orgânica, na qual a garantia da qualidade ocorre através de um processo participativo que se inicia nos grupos de famílias e perpassa pelo vínculo entre os diferentes grupos e entidades envolvidas. É um processo auto organizativo onde a responsabilidade com a certificação ocorre de maneira compartilhada e solidária.

Todos os meses, cada grupo se reúne na casa de uma família diferente para realizar troca de experiências sobre o processo produtivo e para a verificação da adequação à conformidade orgânica. Além disso, o núcleo também organiza periodicamente momentos onde os diferentes grupos também possam se visitar – processo chamado de olhar externo, e espaços de formação e capacitação.

Nesta organização em rede também se somam Movimentos Sociais e instituições como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano – Outro Olhar.

Entre as atividades desenvolvidas pelo núcleo Luta Camponesa estão:

– Feiras locais

– Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA)

– Certificação e comercialização de produtos orgânicos

– Mutirões de construção da Agroecologia

– Formações e trocas de experiências