As atividades desenvolvidas pelo CEAGRO estão direcionadas ao atendimento das demandas das famílias Assentadas e pequenos  Agricultores,  focadas  na formação,  pesquisa  e  desenvolvimento  da agroecologia, capacitação formal e informal na área de cooperação, gestão e produção agroecológica, prestação de serviços de assistência técnica para famílias Assentadas e acompanhamento da gestão de  empreendimentos  sociais  através  de  seu  departamento  de  Acompanhamento  e  Promoção  em Empresas Sociais – DEPES.

Cursos formais

            Desde o ano de 2002 até o momento atual, o CEAGRO vem desenvolvendo parcerias para a formação formal de jovens, agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Essas formações passaram por cursos de graduação, pós graduação e cursos técnicos. Os principais parceiros na realização dos cursos foram o Instituto Federal do Paraná – IFPR, Universidade de Mondragon – País Basco, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

– Cursos de graduação:

Formação de 20 profissionais no curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, realizado entre os anos de 2009 a 2011, em parceria com o Instituto Federal do Paraná e Universidade de Mondragon – País Basco/Espanha, atendendo a gestores de cooperativas e associações ligadas aos assentamentos e pequenos agricultores.

– Pós Graduação:Desde 2014 até o período atual o CEAGRO tem uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS para organizar a hospedagem e alimentação para estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Esta parceria é mediada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária.

Curso de Especialização emProdução de Leite Agroecológico – UFFS: curso realizado entre 2013 e 2014 na Unidade Vila Velha. O CEAGRO atuou na prestação de serviços de hospedagem, além de compor a Coordenação política Pedagógica do curso

– Cursos técnicos:

Formação de seis turmas de técnicos em agroecologia, em parceria com o Instituto Federal do Paraná. Ao total foram 176 técnicos formados no período entre 2002 e 2012;

Em parceria com a FIOCRUZ, realizada entre os anos de 2011 a 2013, formaram-se 23 educandos do curso Técnico em Saúde eMeio Ambiente.

 

Cursos de curta duração:

Nas  atividade  de  capacitação  técnica  de  curta  duração  o  CEAGRO já  propiciou  a  capacitação para cerca de 3.500 pessoas, sendo aproximadamente 323 cursos de capacitação de curta duração, nos temas de  produção  agroecológica  e  orgânica,  cooperação,  Associativismo,  cooperativismo  e  gestão  empreendimentos, gênero, aproveitamento de lixo doméstico, produção de leite a base de pasto através do Pastoreio Racional Voisin  –  PRV, apicultura, fruticultura, gestão ambiental, homeopatia,    produção de sementes crioulas, hortaliças, proteção de fontes de água, manejo de ordenhadeirasmecanizadas, piscicultura, artesanato, plantas medicinais, aproveitamento de frutas, panificação, hortas, sistemas agroflorestais, entre outros.

Assistência Técnica e Extensão Rural

A metodologia de trabalho junto às famílias assentadas e de pequenos agricultores tem sido realizada visando consolidar grupos por afinidade. Os grupos podem ser constituídos por famílias, de acordo com a afinidade e proximidade, como por exemplo os grupos de agroecologia, grupos de mulheres e grupos de jovens.

Junto a estes grupos são trabalhados temas relacionados ao desenvolvimento local, visando ações concretas relacionadas à agroecologia e cooperação. Se busca trabalhar de forma coletiva, como a realização de mutirões de trabalho a campo, a organização dos grupos para processamento de produtos, para a comercialização (através da feiras, por exemplo).

 

Certificação participativa da produção orgânica

O CEAGRO é membro integrante e ativo do Núcleo Luta Camponesa, ligado à Rede Ecovida de Agroecologia e foi o principal articulador da criação do Núcleo. Este por sua vez promove a certificação participativa da produção orgânica, que consiste na organização das famílias para realização do controle social visando a garantia da qualidade. O núcleo conta atualmente com o envolvimento de 22 grupos, somando 250 famílias camponesas. Há atualmente 53 famílias e 6 agroindústrias com certificação orgânica.

Atividades de pesquisa, extensão e assistência Técnica

-Realização de intercâmbios voltados para produção de leite através do  Pastoreio  Racional Voisin, produção de frutas, feiras, agroindústrias familiares, sistemas agroflorestais, etc.

–  Instalação 80 unidades demonstrativas em Sistemas Agroflorestais em unidades de produção familiar na região;

-Instalação de 36 unidades demonstrativas através dos trabalhos de ATER, voltados para a produção de leite, produção de frango caipira, campos demonstrativos de pastagens, etc.

No período de 2011 a 2015, o CEAGRO desenvolveu trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural nos Assentamentos localizados nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Três Barras do Paraná, atendendo 2.919 famílias de forma direta.

O CEAGRO também cumpre o papel de articulador regional das famílias assentadas e pequenos agricultores voltados para a produção agroecológica e cooperação.  Além de suas atividades desenvolvidas junto as famílias, participa em diversos conselhos formais, como CONDETEC –Conselho de Desenvolvimento do Território da Cantuquiriguaçu, CEDRAF – ConselhoEstadual  de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, CONSEA  –  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional,  Conselho de Desenvolvimento Rural de Rio Bonito do Iguaçu e Conselho Municipal de Assistência Social de Laranjeiras do Sul – CMAS.

 

PRINCIPAIS PROJETOS EXECUTADOS PELO CEAGRO

– Projetos Internacionais

– Programa Aumento das capacidades locais para o desenvolvimento socioeconômico de homens e mulheres vinculados ao MST na região Cantuquiriguaçu (Paraná – Brasil), firmado com convênio entre CEAGRO, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação – HUHEZI e Fundação Mundukide (País Basco), com vigência entre 2010 e 2013.

– Projeto Capacitação local para desenvolvimento socioeconômico de homens e mulheres do MST na região Cantuquiriguaçu, firmado através de convênio entre Fundação Mundukide e CEAGRO, com vigência entre 2011 e 2013.

– Projeto Apoyo a lacreación y consolidaçión de nuevas empresas sociales para eldesarrollo socioeconómico de losasentamientos de la reforma agraria en Cantuquiriguaçu (Paraná – Brasil), firmado através de convênio de colaboração entre Fundação Mundukide e CEAGRO, com vigência entre 2013 e 2015.

Projeto Nuevas empresas sociales para eldesarrollo socioeconómico de losasentamientos de la reforma agraria en Cantuquiriguaçu (Paraná – Brasil), firmado através de convênio de colaboração entre a Fundação Mundukide e CEAGRO e com vigência entre 2013 e 2015 (aditivado até 2017).

– Projetos Nacionais

– Projeto junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, em parceria com a ARCA, para Manejo de Bracatingais no Estado do Paraná. Área de abrangência: Regiões Centro e Noroeste do PR. Período de realização: 2001;

– Parceria com o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, para Implantação de Unidade Demonstrativa e de Pesquisa sobre Produção de Leite a Base de Pasto, mediante a metodologia do Sistema PRV (Pastejo Racional Voisin). Período de realização: 2003 a 2006;

– Projeto IGUATU: Redesenhando a Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura Familiar através da Agroecologia. Projeto executado com apoio financeiro do Programa PETROBRAS AMBIENTAL (Entidade Proponente: Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia – AOPA). Período de execução: dezembro de 2004 a novembro de 2006; renovado em setembro de 2007 (executado até agosto de 2009)

– Projeto: Implantação da Rede de Pesquisa em Agroecologia nos Assentamentos da Reforma Agrária na Região Centro Oeste do Paraná. Fonte de Recursos: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI. Período: 2005 a 2009.

– Seminário: Cadeia de Produção do Leite Orgânico. Fonte de Recursos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria da Agricultura Familiar. Executado em 2008

– Projeto: Fruta no Pé, Sombra e Água Fresca. Fonte de Recursos WWF-Brasil. Executado no período de 2003 a 2004

– Projeto Assistência técnica e estudo de viabilidade econômica para processamento e fabricação de derivados de leite orgânico em assentamentos de reforma agrária e comunidades de pequenos agricultores. Projeto em Parceria com a UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) e com a Prefeitura Municipal de Goioxim. Fonte de Recursos: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, através do Programa Universidade Sem Fronteiras. Período: 2009 a 2010.

– Projeto Implantação de unidades de referência com sistemas agroflorestais e processamento de frutas para famílias assentadas da reforma agrária. Projeto em Parceria com a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), com o CONDETEC (Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu) e com a ET-UFPR (Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná). Fonte de Recursos: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, através do Programa Universidade Sem Fronteiras. Período: 2009 a 2010.

– Projeto Centro Mesorregional de Difusão de Ciência e Tecnologia: apoio à agroecologia nos assentamentos da reforma agrária da Cantuquiriguaçu. Fonte de Recursos: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI e da Fundação Araucária. Período: 2009 a 2010.

– Projeto Tratamentos Fitoterápicos em Assentamentos da Reforma Agrária. Projeto em Parceria com a Associação Comunitária do Assentamento Marcos Freire – ACAMF e com a Central das Associações Comunitárias do Assentamento Ireno Alves dos Santos – CACIA. Fonte de Recursos: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, através do Programa Universidade Sem Fronteiras. Período: 2009 a 2011.

– Projeto Fomento à Agregação de Valor e Qualificação do Cooperativismo nas Áreas de Reforma Agrária da Região Sul do Brasil. Fonte de Recursos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Departamento do Cooperativismo e Associativismo Rural- DENACOOP. Período: 2009 a 2010.

– Projeto Capacitação Técnica em Biocombustíveis para Sistemas de Produção Camponesa com Foco em Soberania Alimentar e Energia, financiado pelo CNPQ. Período: 2008 a 2010.

– Projeto Certificação de produtores agroecológicos dos assentamentos da reforma agraria da região centro-sul do Paraná, financiado com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Período: 2010.

– Projeto Sistemas de cultivos agroecológicos: ruptura com o sistema convencional: rumo a transição agroecológica do leite, financiado com recursos do SEBRAE. Período: 2009 a 2010.

– Projeto Certificação Participativa de Produtores Agroecológicos dos Assentamentos da Reforma Agrária do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, financiado com recursos do CNPq. Período: 2010 a 2011.

– Projeto Manejo agroflorestal em uma unidade de referência e em quintais agroflorestais nas famílias assentadas da reforma agrária, financiado com recursos do CNPq e coordenado pela equipe do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Período: 2010 e 2011.

– Projeto Agroecologia e Cooperação no Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Territórios – PRONAT. Período: 2010 e 2011.

Prestação de serviços (instrutores e assessoria) para cursos de capacitação nas 11 comunidades do assentamento Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu – PR, com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, através do Programa de Consolidação dos Assentamentos. Período: 2010 a 2012.

Prestação de serviços (instrutores e assessoria) para cursos de capacitação nas 17 comunidades do assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu – PR, com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, através do Programa de Consolidação dos Assentamentos. Período: 2009 a 2012.

– Projeto Apoio a transição agroecológica no território da cidadania Cantuquiriguaçu, parceria entre o CEAGRO e a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, com recurso da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI. Período de 2013 a 2014.

– ProjetoATER como Instrumento de Fortalecimento das Comunidades do Assentamento Ireno Alves dos Santos: construindo e consolidando a viabilidade econômica e soberania alimentar das famílias assentadas através da agroecologia, executado através de contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Período de novembro de 2011 a novembro de 2015.

– Projeto É.COM.VC, parceria entre o CEAGRO, a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, ENGIE e a INCENTIVE, no qual houve a implantação de 31 unidades de Sistemas Agroflorestais e 100 unidades tecnologias sociais para preservação da água nos assentamentos Ireno Alves e Marcos Freire. Período de junho de 2016 a janeiro de 2017.

– Projeto Apoio à Consolidação da Rede Regional de Intercooperação da Reforma Agrária do Território de Cantuquiriguaçu – Paraná. Projeto executado junto ao grupo cooperativo da reforma agrária, com recurso da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Período: 2012 a 2016. Renovado em 2017.

– Projeto REDES ECOFORTE 2014/005 SL 17 financiado pela Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia Extrativismo e Produção Orgânica. Período de execução de abril de 2015 a março 2017.

– Prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural. Executado através de contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, com o público de 1323 famílias dos municípios de Quedas do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Três Barras do Paraná, Espigão Alto do Iguaçu e Nova Laranjeiras. Período de 2013 a 2015.

– Projeto Valorizando o potencial de uso de frutíferas: garantia de soberania alimentar e geração de renda às famílias camponesas do Núcleo Regional Luta Camponesa da Rede Ecovida, firmado através do Acordo administrativo 2891/2013 entre a Fundação Luterana Diaconia e CEAGRO, com vigência entre 2013 e 2014.

– Projeto Mulheres Construindo Autonomia Gerando Sustentabilidadedesenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no período de 2013 a 2015.

– Projeto Ecomudança visando o trabalho com grupos de referência em sistemas agroflorestais. Recurso patrocinado pela Fundação do Banco Itaú. Período de 2016 ao atual.

– Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento Egídio Brunetto, localizado na divisa entre os município de Guaraci e Altair, estado de São Paulo. Executado entre outubro de 2016 a maio de 2017.

– Capacitação em agroecologia para os professores das escolas do campo através do projeto Escola da Terra, realizado em parceria com o Núcleo de Estudos em Cooperativismo – NECOOP, abrangendo as escolas itinerantes e os municípios de Cândido de Abreu, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Prudentópolis. Em execução.

– Contrato com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária para prestação de serviços de hospedagem e alimentação. Período de 2014 ao atual.

– Execução de ações viabilizada pelo programa Pró Rural – Governo do Estado do Paraná e Banco Mundial: V Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA), Intercâmbios sobre agroecologia, implantação de 2 unidades de referência (em olericultura e fruticultura), organização da escola de mulheres e escola de juventude. Período atual.