Realizado primeiro módulo da Construção de Grupos de Referência em SAF  da Parceria entre CPT-MS e CEAGRO  

Por Rodrigo Silva/CEAGRO e Eliel Freitas Jr/CPT

Troca de sementes; Foto: Arquivo projeto

Foi realizado o primeiro módulo da pareceria envolvendo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO). A atividade aconteceu entre os dias 14 e 18 de Setembro de 2018 e teve como objetivo principal apresenta ao público beneficiário, e as organizações parceiras, o método de ensino e aprendizagem em Sistemas Agroflorestais (SAF’s) que será trabalhado na parceria.

Para isso, foram realizadas oficinas de diagnóstico, planejamento, e apropriação da ferramenta, metodologia principal da parceria, o resgate e a promoção de mutirões, como ênfase nos SAF’s.

As atividades aconteceram no Assentamento Nazareth, município de Sidrolândia-MS, na Aldeia Guarani Kaiowá Tey’i Kwe e em três áreas de retomada Guarani Kaiowá, denominadas pelos Guarani e Kaoiwá de Tekoha, no município de Caarapó-MS.

 

Mutirão realizado no Assentamento Nazareth; Foto: Arquivo Projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destacam-se como resultado desse módulo os seguintes pontos:

  • Diagnostico da realidade socioambiental dos locais onde acontece a parceria;
  • Construção, participativa, do conceito de boas agroflorestas;
  • Inicio dos mutirões semanais no assentamento Nazareth;
  • Identificação de pontos chaves para trabalhar no Território Guarani e Kaiowá que respeite e promova a cosmovisão deste povo;
  • Diagnóstico de temas geradores prioritários para a sequência da parceria.

Está previsto para o final do mês de outubro de 2018 a realização de outro módulo centrado na implantação, participativa, de sistemas agroflorestais. Cabe destacar que a parceria entre CPT-MS e o CEAGRO terá duração de dois anos e é resultado do projeto “Tembiu Porã: Produção de Alimentos Saudáveis em ambiente de Reforma Agrária e de Retomadas de Terras Indígenas Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul”, onde a CPT-MS é a proponente com apoio financeiro da organização alemã MISEREOR.

Revisão e Edição Jaine Amorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *