Mulheres em formação: construindo caminhos para a emancipação

MULHERES EM FORMAÇÃO: PARCERIA ENTRE O CEAGRO, O COLETIVO REGIONAL DE MULHERES E A CESE PERMITE A REALIZAÇÃO DA 7ª EDIÇÃO DA ESCOLA REGIONAL DE MULHERES
Por Thaile C. L. Vieira

Na última semana, durante os dias 27 e 28 de novembro, ocorreu no Pré Assentamento Vilmar Bordin, em Quedas do Iguaçu – PR, a 1ª etapa da nova turma da Escola Regional de Mulheres, que iniciou sua 7ª edição e contou com a participação de 40 mulheres.

A Escola Regional de Mulheres – ERM teve início em 2012 a partir da necessidade de consolidar e fortalecer a auto-organização política e produtiva de grupos de mulheres vinculados ao Coletivo Regional de Mulheres – CRM da Via Campesina e às ações do CEAGRO, em áreas de Reforma Agrária e comunidades de pequenos agricultores.

A realização desta edição da ERM se tornou possível por meio do Projeto Mulheres em formação: construindo caminhos para a emancipação, apoiado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), que tem como objetivo: formar, capacitar e informar mulheres acampadas e assentadas na região, nas temáticas de relações de gênero, agroecologia, cooperação, e fomentar a auto-organização dos coletivos locais e Regional em áreas de Reforma Agrária do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu.

Os temas trabalhados nesta etapa pelas educadoras Mirian M. Kunrath e Thaile C. L. Vieira (da Frente de Gênero e Juventude do CEAGRO e do Coletivo Regional de Mulheres) foram: Questão Agrária e História da Luta pela Terra, Relações de Gênero e Sexualidade, Violência contra as Mulheres.

Por meio da realização da ERM buscamos fortalecer o protagonismo das mulheres e desenvolver um método de atuação coletiva para assegurar a autonomia econômica e produtiva, o empoderamento das mulheres e a sua efetiva participação e intervenção nos diferentes espaços em que estejam inseridas, além de debater e propor coletivamente formas de combate a todos os tipos de violência.

Edição Jaine Amorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *