Manejo de pragas em hortaliças durante a transição agroecológica

O desenvolvimento de modelos de produção agrícola de base ecológica tornou-se necessário para suprir a necessidade crescente de alimentos livres de resíduos tóxicos e ao mesmo tempo, respeitar os preceitos da sustentabilidade, da conservação do meio ambiente e do bem-estar do ser humano. A produção orgânica de hortaliças se enquadra neste contexto e no Brasil, cada vez mais, vem conquistando simpatizantes tanto na agricultura familiar como no seguimento empresarial formado por médios e grandes produtores rurais. Também é preconizada por políticas públicas direcionadas a hortas urbanas e periurbanas.

A transição agroecológica refere-se a um processo gradual de mudança na forma de manejo do agroecossistema, que envolve a passagem de um modelo agroquímico de produção, de alta dependência de insumos externos (fertilizantes
e agrotóxicos) para outro modelo de agricultura que incorpore princípios, métodos e tecnologias de base ecológica. As mudanças podem ocorrer em vários níveis: começando pela redução no uso de insumos convencionais; passando para a substituição de práticas e insumos convencionais por técnicas e insumos alternativos; e por fim, pela remodelagem de toda a propriedade conforme os princípios agroecológicos, com elevado aproveitamento dos processos naturais e interações ecológicas. Isto pode levar algum tempo, dependendo do tipo de manejo utilizado anteriormente na propriedade, das condições edafoclimáticas locais e das estratégias agroecológicas adotadas para construção do novo
modelo de produção agrícola. Nos primeiros anos de conversão para a agricultura orgânica, são comuns os surtos de pragas e isto ocorre porque os produtores deixaram de empregar agrotóxicos no manejo de pragas e ao mesmo, seu sistema agrícola não tem as defesas próprias de sistemas ecológicos amadurecidos. Apesar disso, várias medidas de controle mostram-se efetivas par proteção das plantas neste período de conversão, desde que adotadas de forma correta e dentro da concepção do manejo ecológico de pragas (MEP).

Com esta Circular Técnica pretende-se disponibilizar uma série de informações sobre pragas que atacam hortaliças e métodos para seu controle durante o período de conversão para o modelo de produção orgânica, de tal forma que os agricultores tenham subsídios para alcançar os estágios mais avançados da transição agroecológica e a sustentabilidade do seu processo produtivo.

Para baixar o artigo completo, visite:

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/957535

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *