PARCERIA ENTRE CPT E CEAGRO INICIA OS TRABALHOS PARA CONSTRUÇÃO DE GRUPOS DE REFERÊNCIA EM SAF’S NO MATO GROSSO DO SUL

Com o objetivo de construir Grupos de Referência em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), no Assentamento Nazareth, Município de Sidrolândia/MS, o CEAGRO em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra – CPT e as famílias do

Assentamento, estão facilitando processos de ensino e aprendizagem sobre SAF’s. Esse processo está sendo baseado no método desenvolvido pelo CEAGRO para a construção da Agroecologia nos Territórios da Cidadania Cantuquiriguaçu e Paraná Centro.
Neste ano de 2018 foram realizadas duas atividades no Assentamento Nazareth, uma no início de setembro e outra no final de outubro. Nelas participaram mais de 50 famílias e até o momento foram conquistadas as seguintes vitórias:
– Fortalecimento de cinco grupos de referência em SAF’s;
– Resgate e promoção dos mutirões, com ênfase nos sistemas agroflorestais, como método de ensino e aprendizagem em SAF’s;
– Implantação de 30 SAF’s com foco na soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias;
– Criação, de forma participativa, de uma ferramenta para implantação, manejo e monitoramento dos SAF’s ;
– Sensibilização do público beneficiário do que é Agroecologia, sobretudo no que tange as principais ferramentas das dimensões técnico-produtivas, socioeconômica e política.
A parceria entre CPT e CEAGRO será de dois anos e é resultado do projeto “Tembiu Porã: Produção de Alimentos Saudáveis em ambiente de Reforma Agrária e de Retomadas de Terras Indígenas Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul”, onde a CPT é a proponente com apoio da organização alemã MISEREOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *