GRUPOS AGROECOLÓGICOS

Matéria Também Publicada no Jornal Impresso Terra Vermelha

Por Rodrigo Silva 

Chamamos de Grupo o conjunto de sujeitos que se unem em prol de um objetivo comum, que no caso dos participantes da Feira Regional de Economia Solidaria (FESA) é o avanço da Agroecologia e da Economia Solidária. Eles podem ser Cooperativas, Associações ou Grupos Informais. Guardadas as devidas proporções, podem-se indicar as seguintes características dos Grupos Agroeocológicos:

  1. Diálogo de Saberes como Estratégia para a Construção do Conhecimento: os saberes e os fazeres dos agricultores são valorizados. A partir desta valorização, novas opiniões de técnicos, pesquisadores e consumidores se somam. Aumentando assim o conhecimento acerca da Agroecologia e da Economia Solidária.
  2. Produção Diversificada de Alimentos: ao invés de produzir um ou dois gêneros alimentícios, os Grupos Agroecológicos apostam na diversidade como caminho para geração de renda e promoção da soberania alimentar. Num levantamento feito com famílias do Núcleo Luta Camponesa, identificou-se mais de 80 espécies consumidas e comercializadas em 10 Grupos.
  3. Comercialização Baseada nos Princípios da Economia Solidária: os Grupos priorizam que sua produção seja comercializada em relações onde “todos ganham”, como feiras, cestas, entregas diretas e afins. Nestes espaços, os consumidores ganham na medida em que se alimentam de produtos saudáveis. Já os agricultores são beneficiados ao receberem um preço justo por seus produtos.
  4. Aumento da Cooperação: graças a práticas como mutirões, reuniões ou atividades culturais (festas, almoços e afins), as famílias dos Grupos Agroecológicos tendem a criar um ambiente de cooperação entre si. Esse processo faz com que os problemas em comum muitas vezes sejam tratados de forma coletiva, aumentando assim as possibilidades de resolução

Atualmente, o CEAGRO vem apoiando mais de 30 Grupos inseridos em 10 municípios dos Territórios da Cidadania Cantuquiriguaçu e Paraná Centro. Eles são vinculados ao Núcleo Luta Camponesa da Rede Ecovida de Agroecologia, Coletivo Regional de Mulheres e Coletivo Regional da Juventude. Estes Grupos são responsáveis pela maioria dos espaços de comercialização encontrados na  FESA que acontece anualmente na cidade de Laranjeiras do Sul, PR.

Acampamento Herdeiros da Terra de I de Maio, Município de Rio Bonito do Iguaçu/PR. Fonte: Arquivo CEAGRO

Trabalho de Assessoria de Comunicação Realizado com Apoio 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *