BUSCA POR FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO GERA PARCERIA ENTRE A ORGANIZAÇÃO PÃO PARA O MUNDO (ALEMANHA), ASSESOAR, CEAGRO E UFFS

Texto: Thaile C. L. Vieira
Fotos: Arquivo CEAGRO

Na tarde da última quinta-feira (22), ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul a cerimônia de anúncio da parceria entre a organização Pão Para o Mundo (Alemanha), a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), o CEAGRO (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia ) e a UFFS, para o financiamento do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul.

Vila Velha - CEAGRO

Vila Velha – CEAGRO

O curso teve início em 2014 e ocorre em Regime de Alternância, que se divide entre o tempo universidade (período em que as turmas permanecem em tempo integral, com aulas no CEAGRO e na Universidade, realizando as atividades acadêmicas do curso) e o tempo comunidade (período em que os estudantes voltam para suas comunidades de origem para realizar atividades, projetos, estágios do curso).

As etapas do tempo universidade acontecem nas dependências da unidade educacional do CEAGRO, na Vila Velha, em Rio Bonito do Iguaçu.

O apoio fornecido com essa nova parceria, que agora a Assesoar passa a integrar, refere-se a subsídios para pagamento das despesas de alimentação e hospedagem, durante as etapas do tempo universidade, que acontecerão no CEAGRO e na Assesoar, em Francisco Beltrão.

O ato contou com a presença de Cristiane Katzer, da Direção Executiva da Assesoar; Thaile C. Lopes Vieira, da coordenação do CEAGRO; Antônio Inácio Andrioli, o Reitor da UFFS, em exercício; Janete Stoffel, Diretora do Campus Laranjeiras do Sul; Fábio Zeneratti, Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas; Jhony Alex Luchmann, Coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA); além de professores, técnico-administrativos e estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS e representantes da comunidade regional.

O projeto de apoio “Formação de Professores em Escolas do Campo” (aprovado pela Organização Pão Para o Mundo) visa contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da formação de professores em escolas do campo, na perspectiva da educação popular, da agroecologia e do desenvolvimento multidimensional sustentável.

Sobre o Curso

O Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas (Licenciatura) tem como objetivo formar educadores comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico dos povos do campo, para atuação prioritária em escolas do campo nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. Os licenciados nesta área estarão capacitados para promover a relação entre o ensino das ciências sociais e humanas no contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro, especificamente suas configurações relacionadas à concepção da Educação do Campo. Tem como objeto de atuação a escola de educação básica do campo, com ênfase na construção da educação escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Pretende graduar e habilitar profissionais na educação fundamental e média que ainda não possuem a titulação mínima exigida pela legislação educacional em vigor, quer estejam em exercício nas funções docentes ou atuando em outras atividades educativas não escolares junto às populações do campo. Sendo assim, o curso tem a intenção de preparar educadores para uma atuação profissional que vai além da docência, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno.

Mais informações em:

https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/noticias/assesoar-e-pao-para-o-mundo-anunciam-financiamento-de-bolsas-para-estudantes-do-curso-interdisciplinar-em-educacao-do-campo-ciencias-sociais-e-humanas

Conheça mais sobre:

Organização Pão Para o Mundo, em: https://www.brot-fuer-die-welt.de/pt/pao-para-o-mundo/

Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR, em: http://assesoar.org.br

Edição: Jaine Amorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *