Audiência Pública para denunciar a precarização com a educação do campo no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR

Por Mirian Kunrath

Foto: Jaine Amorin/CEAGRO

Na manhã do dia 28/06/2018, foi realizada uma audiência pública sediada na Câmara municipal de vereadores em Rio Bonito do Iguaçu – Pr. A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara, o vereador Miltinho e contou com a presença do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), Representante do Ministério Público o promotor Dr. Felipe, o secretário para assuntos fundiário do Estado do Paraná Hamilton Serighelli, lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST, Deputado Estadual Professor Lemos, Representante da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Janete Stofel e outras autoridades. Contou com a participação de lideranças locais, diretores das escolas da rede municipal e estadual dos Assentamentos Ireno Alves e Marcos Freire, ambos do Rio Bonito do Iguaçu.

Audiência teve como objetivo denunciar e solucionar a precarização com a educação do campo, motivada pela péssima condição das estradas, precarização do transporte escolar, sendo que as linhas de transporte são suspensas em dias chuvosos pela falta de condições de trafego, resultando em uma perca de 54 dias letivos em 2017 e até a presente data  já foram 25 dias letivos do ano de 2018.

Sr. Orlando Baim, pai de estudante e morador do Assentamento. Foto: Jaine Amorin/CEAGRO

Um importante debate acerca da Educação do Campo e também sobre a infraestrutura de assentamentos da Reforma Agrária, concluindo que é urgente melhoria nas estradas. Como resultado da audiência foi encaminhado pelo representante do Ministério público afim de cumprir com o direito das crianças e adolescentes a Educação,  a organização de uma sequencia de reuniões de um corpo técnico o qual se reunirá mensalmente para buscar soluções passiveis para a resolução dos problemas.

O CEAGRO se soma nesta construção por meio do Projeto Direito das Famílias Sem Terras: das Violações a Conquista da Reforma Agrária, apoiado pelo Fundo dos Direitos Humanos, na defesa dos Assentados e Acampados do município e região.

Edição Jaine Amorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *